quarta-feira, 20 de março de 2013

Carta à CPTM



Prezados,

Boa noite. Estou entrando em contato pois gostaria de saber quando as lixeiras coloridas para resíduos recicláveis entrarão em operação. Observei que já estão instaladas mas falta comunicação visual identificando a cor da lixeira em relação ao tipo de resíduo, esclarecendo os usuários, e também faltam os sacos de lixo colorido pois os sacos que estão nas estações são pretos, ou seja, impedindo a visualização e identificação dos resíduos.

Concluindo, nota-se que a estrutura está pronta mas a coleta seletiva não está ocorrendo primeiro porque os sacos não identificam os resíduos fazendo com que os mesmos tenham o destino correto e segundo porque não há nenhuma sinalização explicando aos usuários onde depositar cada tipo de resíduo.

Como faz tempo que a estrutura foi disponibilizada não compreendo porque o projeto não foi concluído. Como usuária da CPTM aguardo ansiosamente que as lixeiras de materiais recicláveis entrem em operação contribuindo muito para a qualidade de vida da cidadão, minimizando a quantidade de materiais recicláveis aterrados todos os dias nos aterros sanitários devido a falta de coleta seletiva.

Grata pela atenção.




sexta-feira, 8 de março de 2013

SAC - Reclamação a prefeitura de SP novamente!!!


Novamente gostaria de solicitar a coleta seletiva na primeira quadra da rua Arruda Alvim, já que nas demais quadras a coleta já acontece. Favor aumentar o escopo da coleta da concessionária Loga incluindo mais essa quadra ou pelo menos disponibilizar um container para recicláveis, que poderia ser instalado na praça na esquina da rua Arruda Alvim com a av. Dr. Arnaldo.

Todos os resíduos recicláveis são separados no prédio mas a coleta normal noturna mistura os resíduos orgânicos com os recicláveis. São bilhões perdidos no lixo, conforme livro do Sabetai Calderoni (2003), é uma decepção muito grande ver todo esse material ir para o aterro sanitário.

Acabo acumulando os resíduos e entregando no ecoponto da Vila Madalena ou no supermercado pão de açúcar mas não consigo convencer todos os moradores ou a cidade inteira a fazer isso!!! Não faz sentido! Cada um é responsável pelo resíduo que produz mas a cidade precisa oferecer o mínimo de infraestrutura recolhendo esses resíduos de forma diferenciada, realizando a triagem e o beneficiamento e vendendo para as indústrias recicladoras, que por sua vez deverão receber incentivo do governo para que o ciclo se feche.

Precisamos da universalização da coleta seletiva como prevê o PGIRS de São Paulo (Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), quando as ações começarão a ser implantadas já que estamos atrasados a décadas. É surpreendente que uma cidade como São Paulo desvie apenas 1,05% de todo o resíduo coletado para a reciclagem (dado obtido do PGIRS).

Aguardo informações sobre o início das reuniões para colocar em prática o PGIRS de São Paulo pois o documento foi publicado no site da prefeitura de São Paulo em 31/07/2012 e até agora não foi divulgada nenhuma ação, parece que nada está sendo feito e como cidadã paulistana exijo saber quais serão os próximos passos que serão tomados em relação a esse assunto.

No aguardo da resposta,

Atenciosamente
Verônica Polzer