domingo, 25 de setembro de 2011

Isso é uma calçada de verdade! ( This is a real sidewalk!)

Foto minha da calçada da Rua Georgia em Vancouver (Julho/2011)!!! Isso é uma calçada de verdade!!!
Photo of Georgia st sidewalk in Vancouver (July/2011)!! This is a real sidewalk!!! Amazing!!!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um dia em São Paulo - Desperdício de Água

Logo de manhã ao sair para o trabalho reparo nas pessoas ávidas por lavarem suas calçadas com mangueiras ou jatos de pressão. Não tem como não notar o desespero do cidadão em empurrar com o jato de água uma folha que insiste em ficar colada à calçada. Coitado dos rejuntes e argamassas dos mosaicos e demais pisos!!!

São milhares de litros desperdiçados e em alguns edifícios os funcionários lavam as calçadas quase todos os dias! É um absurdo! A calçada é lavada, mesmo que tenha chovido horas antes, afinal água potável limpa melhor, por que não desperdiçar mais?

Depois de uma noite de chuva as redes de água pluvial estão saturadas, algumas regiões de São Paulo ficam alagadas com apenas uma hora de chuva intensa e o cidadão insiste em lavar a calçada mesmo depois da chuva já ter feito esse trabalho e contribuir com mais água as galerias pluviais.

Será que teremos que passar por uma guerra para valorizarmos a água? Teremos que ser privados dela para reduzir o desperdício?

Queria chamar a atenção sobre a necessidade de diminuirmos o desperdício da água em toda a nossa rotina diária, desde escovar os dentes, tomar banho, lavar a louça, etc...

sábado, 30 de abril de 2011

What will we do?

"We will eliminate the need for raw material and banish all waste." (BRUCE MAU. Massive Change. London, 2004. p.180)
Será que conseguiremos eliminar as necessidades de matéria prima e banir todos os resíduos?
Não sei o que irá acontecer, a única certeza que tenho é que devemos mudar nosso estilo de vida, não é possível continuarmos vivendo produzindo tanto resíduo!
Devemos pensar na nossa rotina e cortar tudo o que for possível, minimizando nossa destruição!

Tartaruga deformada por causa de um anel de plástico. (ARAIA, 2008)

Essa tartaruga ficou famosa e está em diversos sites na internet, impressionante como a casca ficou alterada durante o crescimento do animal. Resultado dos resíduos, plástico principalmente, que vão acabar na ilha de lixo do oceano.

Já se fala que para cada 1kg de plancton e algas marinhas há 6kg de plástico!

A cada 100 fulmares, 90 morrem com resíduos de plástico em seus estômagos.

As mães alimentam os filhotes com pedaços de plástico, estes animais não conseguem diferenciar o que é e o que não é alimento.

É trágico! Não queria começar o blog assim, mas no fim é um protesto meu ao que estamos vivendo!